AMARANTO : O REI ENTRE OS CEREAIS-ABAIXA COLESTEROL RUIM E FAZ EMAGRECER

Amaranto: O rei entre dos cereais!

Confira os benefícios dessa semente cheia de propriedades funcionais.
O amaranto é uma planta originária do Peru e apesar de não ser muito conhecido e consumido no Brasil, sua pequena semente é uma ótima fonte de proteínas, cálcio e zinco.

Possui vitaminas e minerais e está ao lado dos alimentos mais nutritivos, devido ao seu grande valor nutricional e de proteínas, possuindo até alguns nutrientes (como a lisina e metionina) em maior quantidade que o arroz e feijão.

Ele se torna indispensável na sua dieta. A semente, quando aquecida, estoura como pipoca, o que pode ser uma ótima opção para lanches intermediários e  para crianças que têm dificuldade em aceitar vegetais.

Muitos trabalhos comprovaram que esse “cereal” (na verdade o amaranto, botanicamente, não é considerado um cereal) tem o poder de diminuir os níveis de colesterol total.  Estudos feitos pela universidade de São Paulo constataram que o amaranto tem vários efeitos benéficos no organismo:

Capaz de melhorar a nutrição e qualidade de vida da população e, por ser muito rico em fibras (tem uma porcentagem maior que o milho, o trigo e a aveia), contribui para o bom funcionamento do intestino, além de dar saciedade, reduzindo a fome.

"100g de amaranto tem a mesma quantidade de fibras de 4 fatias de pão integral ou 8 barrinhas de cereal comum".

De acordo com o professor José Alfredo Gomes Arêas, coordenador do Laboratório de Bioquímica e Propriedades Funcionais dos Alimentos da FSP, o amaranto tem grande potencial nutritivo.

"A semente possui cerca de 15% de proteínas, que tem uma qualidade comparável à do leite e superior a de outros vegetais, como a soja e o feijão", afirma. "O amaranto também é rico em fibras e pode ser utilizado como fonte de zinco, fósforo e cálcio, elemento pouco encontrado em vegetais."

Seus benefícios não param por aí: a FAO (Organização das nações unidas para a Agricultura e Alimentação) considera o amaranto a melhor proteína de origem vegetal do planeta.

No mercado, já existem muitos produtos com amaranto em sua composição:
Barrinha de cereais, farinhas, o próprio grão para ser consumido como aperitivo e até em flocos.

Sua farinha pode ser usada em receitas de bolos, pães, tortas e biscoitos, sendo uma ótima opção para os celíacos (pessoas com
intolerância ao glúten) e para as pessoas que estão em dieta desintoxicante.
Na área “receitas” em nosso site, você encontra ótimas sugestões, para começar a incorporar essa semente ao seu dia a dia e usufruir de todos os seus benefícios.

Fonte: Usp.com.br

Amaranto!

Conheça as propriedades desse vegetal, que que é totalmente isento de glúten ou outras substâncias alergênicas
O amaranto foi um vegetal muito usado na época pré-colombiana e agora está sendo redescoberto. É um arbusto com folhas grandes e espigas onde se concentram as sementes, a parte mais usada desse vegetal.
A ótima notícia é que estudos recentes mostraram que sua semente possui uma proteína capaz de, quando digerida, inibir a enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo, além de reduzir o seu nível.


Seus benefícios não param por aí: a FAO (Organização das nações unidas para a Agricultura e Alimentação) considera o amaranto a melhor proteína de origem vegetal do planeta.
Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e cálcio, é especialmente indicado para portadores da doença celíaca já que é totalmente isento de glúten ou outras substâncias alergênicas em sua composição, sendo uma ótima opção para a dieta.


O amaranto botanicamente não é um cereal, mas é usado como se fosse, pode ser encontrado na forma de farinha, flocos, sementes.

Os benefícios do chá frio de amaranto

Conheça os benefícios do chá frio de amaranto e saiba como preparar a bebida

beneficios cha amaranto 150x150 Os benefícios do chá frio de amaranto

Você já deve ter ouvido falar na linhaça e na quinoa, que são alimentos amigos da saúde e trazem diversos benefícios para o nosso organismo. Agora, outro grão altamente nutricional começa a se tornar conhecido Brasil. A novidade da vez é o amaranto, um cereal nobre, cultivado originalmente na região dos Andes.
Fonte : http://www.dicasdemulher.com.br/

O amaranto pode ser encontrado em flocos semelhante aos flocos de aveia, que podem ser consumidos com frutas e iogurte ou utilizados na preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas. A semente de amaranto também pode ser consumida, quando aquecida ela estoura como pipoca.
Existem diversas receitas que podem ser feitas com o amaranto, entre elas está o chá frio de amaranto. Além de saudável, o consumo do chá frio de amaranto auxilia no bom funcionamento do nosso organismo.

Quais os benefícios do chá frio de amaranto?

Os benefícios do chá frio de amaranto se estendem às mais diferentes necessidades, graças às propriedades do grão. A bebida é rica em proteínas, vitaminas, aminoácidos e minerais como cálcio, fósforo, potássio e tem alta concentração de fibras alimentares

As propriedades naturais do chá frio de amaranto incluem ação antioxidante, que combate os radicais livres, aumenta a oxigenação do metabolismo e reforça o sistema imunológico. A ingestão do chá de amaranto ainda colabora na redução dos níveis de colesterol, pois inibe a enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer.

Receita do chá frio de amaranto

Anote a receita e confira o vídeo do programa Globo Repórter que ensina como fazer chá frio de amaranto.
Ingredientes
- Grãos de amaranto
- Cravo
- Canela
- Açúcar mascavo
Modo de preparar
Os grãos ficam 24 horas de molho. Depois, são cozidos, e o caldo é misturado a uma infusão de cravo, canela e açúcar mascavo.
Depois das 24 horas, você deve escorrer a água e colocar o amaranto que ficou no fundo ao fogo de volta para a panela. É preciso colocar um litro de água. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. O amaranto vai engrossar o caldo.
Depois, você deve coar a mistura. O líquido que sobrou na jarra forma a bebida gelada. Leve para o liquidificador a parte sólida do amaranto que restou no coador e triture mais um tempo. Depois volte a peneirar com água essa mistura. Nessa segunda peneirada, você vai obter um líquido mais espesso que forma o chá quente.
Coloque a cravo e a canela. Depois, é só adoçar e colocar o limão. No final, você tem um refresco de amaranto, uma bebida energética, repleta de sais minerais e proteínas.

Biscoito de amaranto é receita para perder peso
Ingredientes

1 xícara de amaranto em grãos
1 xícara de farinha de amaranto
2 xícaras de amido de milho
3/4 de xícara de água ou leite
2 ovos
1/2 xícara de manteiga
1/2 xícara de açúcar
1 colher (sobremesa) de fermento químico
1 colher (sobremesa) de sal

Preparo

Deixe o amaranto em grãos de molho por uma noite. Moa no liquidificador, com água, e adicione os ovos, o sal e o açúcar. Despeje em uma tigela, bata com a manteiga, o amido e a farinha de amaranto. Adicione o fermento por último. Unte as bandejas e despeje em pequenas quantidades. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C. Retire quando começar a dourar (20 a 30 minutos).

achei mais algumas receitas no site do globo reportes:

Veja como preparar receitas com grãos
Confira abaixo o passo a passo das receitas que foram ao ar no programa "Grãos na alimentação" no Globo Repórter desta sexta-feira (3).


FARINHA OU EXTRATO DE FARINHA DE FEIJÃO-BRANCO

Lave o feijão com água e seque no sol ou sobre papel toalha. Quando estiver bem seco, coloque no liquidificador e bata o máximo possível. Depois, passe o feijão triturado por uma peneira. Se quiser mais fino, devolva ao liquidificador e peneire novamente.

A parte que sobrar na peneira é a sobra ou farelo. Tem as mesmas propriedades da farinha e pode ser usada em qualquer receita, como, por exemplo, em pães, misturada a farinha de trigo.

Em geral, 1 kg de feijão branco rende aproximadamente 200 gramas de farinha.


PÃO COM FARINHA DE FEIJÃO-BRANCO

Ingredientes

10 colheres de farinha de trigo
3 colheres de farelo ou farinha de feijão-branco
6 colheres de água
1 colher de cafezinho de fermento
Uma pitada de sal e uma de açúcar

Modo de preparo

Misturar tudo até formar uma massa lisa. Colocar em uma forma e deixar descansar por 30 minutos. Depois disso, com a massa crescida, faça bolinhas, pincele com óleo de oliva e jogue um pouco de farinha de trigo por cima.

Por último, faça um corte em forma de "x" no centro da bolinha e coloque no forno por mais ou menos 15 minutos. Forno deve ficar a 180ºC, forno médio.


SALADA DE FEIJÃO-BRANCO

Para preparar basta misturar os seguintes ingredientes:

Feijão-branco cozido
Tomate picado
Cebola picada
Pimentão picado
Molho vinagrete de limão
Azeite de oliva
Sal
Pimenta do reino, o chamado citronet


MOLHO CITRONET PARA A SALADA DE FEIJÃO-BRANCO

Para cada três partes de óleo de oliva misture uma parte igual de suco de limão siciliano. Você pode colocar sal e pimenta a gosto. Misture bem e jogue sobre a salada.


LENTILHA AL DENTE

Faça uma pequena trouxinha com papel alumínio ou papel manteiga. Dentro, coloque a lentilha, use a mesma quantidade como se fosse cozinhar na panela. Misture com temperos que você mais goste: cenoura, pimentão, sal ou azeite. Coloque caldo de legumes ou água – bem pouquinho, só para cobrir o alimento.

Feche bem o pacote bem, para criar vapor, e coloque em forno baixo por 45 a 50 minutos. Você pode usar outros grãos em várias misturas, como arroz integral, ervilha ou o que você desejar.


PIPOCA DE AMARANTO

Ingredientes

1 colher de sopa de grão de amaranto integral

Modo de Preparo

Coloque uma colher de sopa de grãos de amaranto em uma frigideira ou panela (sem adicionar óleo à panela). Leve ao fogo baixo até que grande parte dos grãos se torne branca. Esse processo deve durar de 10 a 30 segundos aproximadamente. A pipoca pode ser servida dessa forma ou juntamente com outros ingredientes ou preparações.


PAÇOCA DE AMENDOIM COM FARINHA DE PIPOCA DE AMARANTO

Ingredientes

1 ½ xícara de chá de amendoim torrado
1 ½ xícara de chá de farinha de pipoca de amaranto
1 ½ xícara de chá de açúcar
1 colher de café de sal

Modo de Preparo

Triture a pipoca de amaranto no liquidificador ou em um processador de alimentos até que se forme uma farinha homogênea. Misture aos poucos todos os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos até que tudo esteja triturado e bem fino. Se necessário, desligue o liquidificador e ajude a misturar os ingredientes com uma colher.

Coloque em forminhas de paçoca e aperte bem para ficar bem compacta. Retire da forma e sirva.

Fonte(s):


Comentários