MORANGO E MIRTILO PROTEGEM O CORAÇÃO DAS MULHERES

Thinkstock



Mirtilo e morango protegem o coração das mulheres, mostra estudo

Comer três ou mais porções de mirtilo (blueberry) e morango por semana pode ajudar as mulheres a reduzir o risco de ataque cardíaco em um terço, segundo pesquisa publicada no periódico Circulation: Journal of the American Heart Association.
Mirtilos e morangos contêm altos níveis de flavonoides, compostos também encontrados nas uvas e em outros vegetais. Além disso, são ricos em um tipo específico de flavonoide, a antocianina, que ajuda a dilatar as artérias e combater o acúmulo de placas, de acordo com o estudo.
O autor do trabalho, Eric Rimm, professor associado da Harvard School of Public Health, em Boston, nos EUA, afirma que incluir as frutas no cardápio pode ter um impacto significativo na saúde.
Os mirtilos e os morangos foram escolhidos pelos pesquisadores por serem frutas comuns na dieta dos americanos. Mas eles acreditam que outras frutas possam ter a mesma propriedade.
O estudo, que também contou com cientistas da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, analisou 93.600 mulheres de 25 a 42 anos. Elas responderam a questionários sobre hábitos alimentares a cada quatro anos, em um total de 18 anos. Durante o período, ocorreram 405 ataques cardíacos entre as participantes.
As mulheres que afirmaram consumir a maior quantidade de mirtilos e morangos apresentaram um risco 32% menor de sofrer os ataques cardíacos em comparação com aquelas que comiam as frutas no máximo uma vez por mês (ainda que essas mulheres tivessem uma dieta rica em outras frutas e legumes).
Os resultados ocorreram independentemente de outros fatores de risco, como idade, pressão alta, histórico de doença cardíaca na família, índice de massa corporal, nível de atividade física, tabagismo e consumo de álcool e cafeína.
A American Heart Association defende que as pessoas devem consumir frutas vermelhas, como o mirtilo e o morango, mas também outros tipos de vegetais e cereais integrais. Segundo a entidade, ter uma alimentação variada é a melhor maneira de garantir a obtenção das quantidades adequadas de nutrientes.

Fonte:http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/01/15/

Comentários