USAR MUITO SAL,AÇÚCAR OU GORDURA AO COZINHAR PODE FAZER MAL À SAÚDE


Excessos aumentam o valor calórico da dieta e podem até causar doenças.
Especialistas dão dicas também para inovar e preparar saladas diferentes.

Comer um bolo ou uma porção de batata-frita é uma delícia, mas saber como esses alimentos foram preparados é extremamente importante. Isso porque os ingredientes utilizados nas receitas podem interferir muito na saúde, como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta quarta-feira (22).
Por exemplo, o excesso de açúcar na preparação de bolos e doces aumenta muito o valor calórico da dieta, o que leva ao ganho de peso e, consequentemente, à diabetes. Estima-se que, por dia, a quantidade máxima de açúcar que pode ser consumida é 10% das calorias totais, o que equivale a 50 g em uma dieta de 2.000 calorias. Por isso, é fundamental prestar atenção nas alternativas que podem reduzir a quantidade de açúcar nas receitas.

Bem Estar - Infográfico lista erros na hora de cozinhar (Foto: Arte/G1)
 
 

 

A dica principal é fazer substituições, por exemplo, utilizando adoçantes, polpa de frutas, frutas naturais ou até mesmo cacau. Além disso, existem alguns alimentos como achocolatados e sucos que já são doces e não necessitam de adição de açúcar ou alimentos que já têm açúcar em sua composição, como pães e refrigerantes, que devem ser consumidos com moderação.
Em relação ao excesso de sal, as consequências também podem ser sérias já que pode causar hipertensão, o que aumenta o risco de infarto, AVC e insuficiência renal. Se não controlada, a pressão alta pode ainda provocar cegueira, irregularidades nos batimentos cardíacos e insuficiência cardíaca. No entanto, o sal é importante porque as pessoas precisam de iodo no organismo, portanto, não é ideal cortá-lo absolutamente da alimentação.


Sódio (Foto: Arte/G1)

A dica da nutricionista Cynthia Antonaccio é misturar no preparo dos alimentos sabores que podem simular o sal, como ervas, condimentos secos, gersal, limão, manjericão e outras opções parecidas.
Do mesmo jeito que o excesso de sal, o excesso de gordura e fritura também pode levar ao infarto porque entope as artérias do coração.
No entanto, nesse caso, é um pouco difícil abandonar esse hábito porque os brasileiros já estão acostumados, então a dica do endocrinologista Alfredo Halpern é reduzir o consumo de alimentos gordurosos e fritos para evitar essas conseqüências ruins para a saúde.
Para diminuir os impactos desse excesso ao organismo, existem também algumas alternativas. A principal delas é optar por aquecimento no forno, que pode simular o efeito da fritura. Além disso, utilizar o óleo bem quente no preparo dos alimentos evita que eles fiquem encharcados e absorvam muito a gordura.



Usar muita gordura é um dos erros mais comuns e está presente até mesmo na cozinha da Jenifer, mulher do Rodrigo, personagem da série ‘Dieta Nostra’ (veja no vídeo ao lado).
Para ajudá-la a melhorar a maneira de cozinhar, a nutricionista Rosana Raele foi até a casa do casal e deu uma dica preciosa: ao colocar um pouco de azeite na panela, é importante tirar o excesso com um guardanapo, o que já ajuda bastante.
A especialista observou também outro erro da Jenifer, em relação ao desperdício de nutrientes. Ela explicou que, ao cozinhar legumes, por exemplo, a água que sobra é rica em nutrientes e pode ser aproveitada para preparar um arroz ou uma sopa e não precisa ser jogada fora.
 
 
Para ajudar o Rodrigo na mudança de alimentação, a esposa teve que começar a criar cada vez mais na cozinha e, segundo a nutricionista, uma dica que pode ajudar é inovar nos temperos. Essa inovação na receita é fundamental para evitar outro erro na cozinha mostrado pelo Bem Estar desta quarta-feira: a salada sempre igual.
De acordo com o endocrinologista Alfredo Halpern, comer a mesma coisa todo dia não chega a trazer problemas para a saúde, mas pode desanimar a pessoa a continuar sua dieta, o que atrapalha na perda de peso. Por isso, experimentar novas opções ao preparar a salada é ideal para se manter em uma alimentação saudável.



A dica da nutricionista Cynthia Antonaccio, nesse caso, é tentar mudar as cores do prato e brincar com os cortes dos alimentos. Ao utilizar molhos prontos, ela recomenda dissolvê-los em um pouco de água antes de colocar na salada para reduzir a quantidade de sal na refeição. Fora isso, é possível temperar também com suco de frutas, limão e diversos outros produtos.
A chefe de cozinha Tatiana Cardoso deu algumas dicas de receitas de saladas diferentes no Bem Estar desta quarta-feira (22). Quer aprender? Então clique aqui e confira!

Salada (Foto: Arte/G1)

Fonte:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/05/usar-muito-sal-acucar-ou-gordura-ao-cozinhar-pode-fazer-mal-para-saude.html

Comentários