DICAS DE ALIMENTOS QUE TÊM VITAMINAS E NUTRIENTES QUE VOCÊ PRECISA

Veja quais alimentos têm vitaminas e nutrientes que você precisa

Ferro, vitamina C e cálcio não podem ficar fora do seu prato

    
Veja quais alimentos têm vitaminas e nutrientes que você precisa title=
Foto: Shutterstock
     
     

Manter uma alimentação saudável e balanceada traz benefícios para o organismo que vão além da silhueta bonita. Oferecer ao seu corpo diariamente os nutrientes de que ele precisa fortalece as defesas naturais e previne diversas doenças.

As nutricionistas do Risa Restaurantes desenvolveram uma lista de alimentos e nutrientes que vão ajudá-la a manter a saúde em dia. Confira!

Ferro e Vitamina C

A anemia ferropriva é uma doença decorrente da falta de ferro no organismo. Ela provoca cansaço, falta de atenção e disposição e queda dos cabelos. Para preveni-la é essencial consumir o mineral diariamente. Carne vermelha, fígado e verduras com folhas verde escuras são boas fontes de ferro. Para garantir a total absorção do nutriente, aposte em frutas cítricas, como laranja, morango, acerola e tangerina. Elas são ricas em vitamina C, que ajuda na assimilação do ferro pelo organismo.

Cálcio

Shutterstock
Shutterstock
A ingestão diária recomendada de cálcio é de 1200 mg e sua deficiência pode causar osteoporose, doença óssea que atinge principalmente as mulheres. Após a menopausa, a perda deste mineral é gradativa e a atenção deve ser redobrada. Leite e derivados, vegetais escuros, peixes, amêndoas e soja são boas fontes de cálcio.

Selênio 

Este mineral antioxidante que retarda o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico pode ser encontrado na castanha do Pará. Inclua uma por dia na dieta!

Soja

Rica em isoflavona, substância química que contribui para a diminuição do colesterol e substitui os hormônios femininos que caem de produção durante a menopausa. Por isso, o consumo de soja ajuda a amenizar alguns desconfortos típicos do período, como calores, insônia e alteração de humor.
Shutterstock
Shutterstock

Betacaroteno 

O betacaroteno contém antioxidantes e desempenha papel importante na prevenção de doenças. No intestino, a substância é convertida em vitamina A e passa a atuar na formação da melanina e na recuperação da pele. Por isso, ele é um ótimo aliado do bronzeado bonito. Os alimentos ricos em betacaroteno têm coloração alaranjada ou avermelhada, como cenoura, manga, mamão, beterraba e melancia.

Fibra e água

Ingerir fibras e água diariamente é essencial para o bom funcionamento do intestino. Beber dois litros de água por dia e investir em grãos integrais, frutas e legumes é a forma mais saudável de combater a prisão de ventre.

Inhame 

O inhame ameniza as cólicas menstruais, reforça as defesas do organismo, estimula a libido e tem ação anti-inflamatória, evitando o acúmulo de líquidos e toxinas e até a celulite. Tem baixa concentração de gordura e pode ser preparado cozido ou refogado.

Fonte:http://itodas.uol.com.br/bem-estar/veja-quais-alimentos-tem-as-vitaminas-e-nutrientes-que-seu-corpo-precisa-diariamente/

Comentários