ANSIEDADE CAUSA FOME : QUATRO DICAS PARA EVITAR



Quantas vezes você come sem fome? Seja por tristeza, por alegria, por carência, por excessos na rotina, enfim, não há explicações que supram aquela vontade enlouquecedora de comer algo sem necessidade. É a famosa gula. Mas, o que de fato ocorre com nosso organismo neste momento?
'O que ocorre é que a ansiedade ativa centros nervosos ligados às emoções e as glândulas hormonais são disparadas, o que gera a sensação de estômago vazio. Os alimentos tornam-se uma válvula de escape', explica o químico, pesquisador e um dos maiores especialistas em biofeedback do país, Marco Fábio Coghi, diretor da Neuropsicotronics (SP). De acordo com Coghi, quando a pessoa convive de forma constante com a ansiedade, outra consequência é a liberação do cortisol, hormônio do estresse, que sobrecarrega o organismo.
Com isto, a pessoa precisa de mais energia para conviver neste estado, fazendo com que o indivíduo queime massa muscular e transforme-a em gordura. Algumas atitudes, no entanto, podem ajudar a ter uma vida mais saudável, controlando a ansiedade e também o consumo de alimentos em excesso.
'O estresse e a ansiedade estão hoje entre os maiores causadores de doenças no mundo e a comunidade científica têm concentrado forças para descobrir novas formas de lidar com estes males. Pequenas mudanças de vida também fazem toda a diferença', explica o pesquisador.
Confira algumas dicas para acabar com este mal:
1. Pondere os pensamentos
Quando surgir o sentimento de ansiedade, procure avaliar e dimensionar a situação que está causando este mal, pois, o que parece o fim do mundo, pode ser algo passageiro. Analise de forma racional qual é a probabilidade do evento ameaçador realmente acontecer. Falas e pensamentos negativos só agravam o que se está vivendo.
2. Busque um hobby
Ansiedade e estresse caminham lado a lado. Busque realizar atividades prazerosas, descubra um hobby que se encaixe a seu perfil e distraia a mente. Atividades como yoga, meditação e massagem ajudam a ter uma vida mais equilibrada.
3. Exercitar é preciso
A prática regular de atividade física é fundamental para manter uma vida em equilíbrio, a mente ocupada e otimizar a disciplina. Ao se exercitar, a produção de serotonina aumenta, o que também eleva a sensação de prazer.
4. Alguns alimentos ajudam
Quando a vontade de atacar a geladeira começar, procure ingerir alimentos mais saudáveis. Alguns nutrientes auxiliam a busca por equilíbrio, como as frutas vermelhas, que protegem o cérebro; frutas cítricas, que diminuem a liberação de cortisol; cereais integrais, que deixam o sistema nervoso mais saudável. Chocolate, quando consumido moderadamente, produz serotonina, eleva o bom humor e a sensação de bem-estar.

Comentários