QUAL AÇÚCAR É MELHOR PARA VOCÊ : REFINADO,MASCAVO OU DEMERARA

Refinado, mascavo ou demerara, saiba qual açúcar é melhor para você title=


Refinado, mascavo ou demerara, saiba qual açúcar é melhor para você

Nutricionista explica as diferenças entre os tipos de açúcar

Dentre as diversas opções de açúcares disponíveis nas prateleiras dos supermercados, às vezes fica difícil escolher. O açúcar refinado, aquele branquinho bonito, é o mais popular e certamente o mais vendido, mas está longe de ser o mais saudável.

Para chegar a este estado de brancura, o açúcar recebe diversos aditivos químicos que buscam melhorar seu gosto e aspecto, mas que levam consigo a maioria dos nutrientes. Para se ter ideia, 100 g de açúcar mascavo, o mais puro de todos, contêm 85 mg de cálcio, 29 mg de magnésio, 22 mg de fósforo e 346 mg de potássio, enquanto a mesma quantidade de açúcar refinado tem 2 mg de cada nutriente.
Na primeira parte do processo de fabricação do açúcar, a cana é moída para que o caldo doce seja extraído. O caldo é aquecido para retirar as impurezas e evaporado em seguida, quando vira um xarope e segue para o cozimento, etapa em que aparecem os cristais de açúcar que conhecemos. A adição de produtos químicos acontece na etapa final, o refinamento.
A nutricionista da clínica Super Healthy, Paola Moreira, listou os principais açúcares consumidos para que você entenda as diferenças entre eles escolha o melhor para você.
Açúcar mascavo: é o açúcar em seu estado bruto, apresentando uma concentração de vitaminas e minerais maior do que os outros tipos. Tem um sabor mais acentuado devido aos resíduos de melaço.
Açúcar demerara: passa por um leve processo de refinamento, por isso apresenta coloração marrom-clara e grãos grandes. Utilizado na Europa como açúcar de mesa e produzido nas Ilhas Maurício a partir de cana-de-açúcar cultivada em rico solo vulcânico.
Shutterstock
Shutterstock

Açúcar refinado e cristal: passam por um refinamento realizado em três repetições, no qual toda substância que não é sacarose é eliminada. Ambos têm baixa concentração de minerais e diferem apenas no tamanho do grão.  O açúcar de beterraba, muito utilizado nos Estados Unidos, apresenta estrutura idêntica ao açúcar refinado.
Açúcar de confeiteiro: o açúcar refinado moído, para ficar mais fino.
Açúcar jaggery: produzido na Índia rural, é marrom-escuro e por passar um procedimento de fervura apresenta sabor mais forte e sabor mais doce do que a sacarose pura.

Fonte:http://itodas.uol.com.br/corpo-e-dieta/refinado-mascavo-ou-demerara-saiba-qual-acucar-e-melhor-para-voce/



Comentários