10 AROMAS QUE CURAM : OS BENEFÍCIOS DA AROMATERAPIA

Clinicas Persona - Aromas que Curam

“A aromaterapia usa os chamados “óleos essenciais” derivados de várias plantas ou das suas partes através da destilação por vapor ou da compressão a frio. Estes óleos são geralmente muito concentrados e têm a capacidade de penetrar na pele. Os “óleos essenciais” mais comuns incluem camomila, lavanda, jasmim, sândalo, rosa, cedro, rosmaninho e canela. Podem ser aplicados através de banhos aromáticos, massagens (com óleos), por inalação ou com a ajuda de difusores (onde se aquece o óleo para evaporar). Está provado que os aromas ajudam a baixar a ansiedade e a fadiga, melhoram os humores e as emoções e até estimulam ou relaxam de acordo com as necessidades das pessoas.” (Nestlé)

Aromaterapia é um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. Esta é a ciência que explora o uso dos oléos das plantas para beneficio da sociedade.
É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da fitoterapia e que é comumente usada em conjunto com esta. É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística. A Aromaterapia deve, mesmo assim, ser empregada com cautela e de preferência, guiada por um profissional especializado, que saberá verificar as contraindicações, além de dosagens melhores formas de uso.
Aromaterapia é um termo criado pelo químico francês René Maurice Gattefossé na década de 20 para apresentar a prática de utilizar óleos de essências de plantas, raízes, flores e sementes para o tratamento de algumas doenças.
A Aromaterapia consiste em tratar pessoas doentes com a ajuda de óleos extraídos dos vegetais. Esses extratos que chamamos de essências ou óleos essenciais possuem substâncias que oferecem um aroma para as plantas e, por isso o nome, aromaterapia.
As essenciais ou óleos essenciais são produzidos através de minúsculas glândulas encontradas nas pétalas, nos caules, nas cascas e nas madeiras de plantas e árvores. Se na natureza já é possível sentir o aroma das plantas de forma progressiva, quando é aquecido ou triturado o aroma exala seus cheiros com uma potência bem maior.
Aromaterapia

Como se extrai o óleo essencial?

Para retirar a essências das plantas e flores é usado um processo de destilação no vapor d’água. Quando uma essência é diluída no álcool ou em outro solvente, a essência recebe o nome de essência absoluta, são menos puras que os óleos essenciais.
Existem centenas de tipos de óleos essenciais, as essênciastem múltiplas aplicações medicinais.

Vamos conhecer alguns desses aromas e seus benefícios ?

10 aromas que curam

Invista nos óleos essenciais! Com apenas algumas gotinhas, você consegue diminuir ansiedade, insônia, sintomas da TPM e até depressão.

Alecrim

Alivia dores e sintomas de depressão, melhora a circulação e a digestão, descongestiona o peito e combate infecções
Foto: Getty Images


Camomila

Reduz inchaço, trata sintomas de alergia e problemas digestivos, alivia estresse, insônia e até depressão
Foto: Getty Images

Canela

Diminui sintomas da menopausa, crises de dor de cabeça, enxaqueca, cistite, ansiedade, estresse, insônia e depressão
Foto: Getty Images

Capim-limão

Controla TPM, estresse, ansiedade e pressão alta. Ainda trata ferimentos e queimaduras e diminui dores musculares
Foto: Getty Images

Eucalipto

Baixa febre, alivia sinusite e tosse, além de amenizar acne e furúnculos
Foto: Getty Images

Hortelã

Trata problemas digestivos e alivia dores de cabeça e musculares
Foto: Getty Images

Laranja

Combate cólica, prisão de ventre e problemas digestivos
Foto: Getty Images

Lavanda

Controla a pressão baixa, trata queimaduras, alivia cólicas, alergias respiratórias e depressão
Foto: Getty Images



Patchouli

Atua contra gripes e reumatismo
Foto: Luis Roberto Pereira

Sândalo

É antidepressivo, anti-inflamatório, afrodisíaco, diurético, laxativo e sedativo
Foto: Getty Images


Fonte:http://mdemulher.abril.com.br/bem-estar/fotos/viver-bem/10-aromas-curam-706008.shtml?


Comentários