A CRIANÇA E A PRÉ-DIABETES : OS RISCOS DA INGESTÃO DE AÇÚCAR


A criança e a pré-diabetes

Um em cada três adultos tem pré-diabetes, diz estudo

LONDRES - Mais de um em cada três adultos está agora à beira de desenvolver diabetes devido a crescentes níveis de obesidade e estilo de vida sedentário, segundo um estudo britânico. No Reino Unido, o estudo mostrou que em milhares de adultos, as taxas de diabetes limítrofes triplicaram em apenas oito anos. 

Os autores do estudo acreditam que “o aumento extremamente rápido” em tão pouco tempo provavelmente resultará em um aumento acentuado em diabetes que vai custar vidas. As pessoas são classificadas com pré-diabetes quando têm mais que os níveis normais de glicose no sangue.

Aqueles com a condição estão em alto risco de desenvolver a doença, que pode conduzir a complicações, tais como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e amputações. E mesmo que o diabetes não se desenvolva, o estado limítrofe aumenta o risco de problemas vasculares, nos rins, e nos olhos.

O novo estudo, publicado na revista “BMJ Open”, analisou amostras de sangue de mais de dois mil adultos sem diagnóstico de diabetes ao longo de um período de oito anos. 

Os exames encontraram altos níveis de açúcar em 35,3% dos casos examinados em 2011 — comparados a 11,6% em 2003.
No Brasil, segundo dados de 2012 do último Vigitel, do Ministério da Saúde, entre os adultos (idade igual ou maior a 18 anos), 5,6% se declararam ser afetados pelo diabetes (6% no sexo feminino e 5,2% no masculino).

 “A percentagem de diabetes está diretamente relacionada com a idade e inversamente do nível de escolaridade. Ela aumenta progressivamente a partir da faxia etária entre 18-24 anos (0,6%) até a de mais que 65 anos (21,6%) e, dentro das mesma faixas etárias, a baixa escolaridade (igual ou menos de 8 anos de estudos) representa papel negativo”.

/extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia

Comentários