SUPLEMENTOS QUE PODEM AUMENTAR SUA PERFORMANCE ESPORTIVA

Suplementos que podem aumentar sua performance esportiva


O cuidado com a alimentação é essencial para qualquer um que pratique esportes e busca obter um bom desempenho, melhorando tempo na corrida, levantando mais peso, etc. É preciso consumir a quantidade adequada de nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais para que o nosso corpo funcione adequadamente, fornecendo energia e força para os músculos. Os suplementos esportivos ajudam a complementar a dieta quando não é possível adquirir todos os nutrientes (em suas devidas quantidades) pela alimentação, além de fornecerem nutrientes específicos para a melhora do desempenho físico.

Os principais suplementos ergogênicos, assim chamados os suplementos que podem aumentar a performance esportiva, são:

·         Maltodextrina
Um tipo de carboidrato que possui absorção médio-rápida e fornece energia durante os treinos de maneira gradual, evitando picos de glicose (açúcar) no sangue. Vale lembrar que o consumo de carboidratos é fundamental antes e durante treinos muito intensos ou longos com duração superior a uma hora. Para quem prefere não ingerir alimentos antes da atividade, a maltodextrina é uma boa opção. É encontrada em forma de pó para o preparo de shakes e, ainda, faz parte da composição de vários suplementos energéticos, como os carboidratos em gel.
·         Cafeína
A cafeína, presente em cafés, chás e pó de guaraná, também é encontrada em cápsulas de forma isolada e em quantias maiores. Seu papel é dar mais pique e disposição para a prática de exercícios, além de disponibilizar mais gordura para ser queimada, poupando os estoques de glicogênio muscular por mais tempo. Mas atenção! A cafeína não é recomendada para pessoas com problemas cardíacos, pressão alta e insônia.

·         Creatina
Aumenta a potencia muscular em atividades muito intensas e de curta duração ou atividades intervaladas como levantamento de peso, artes maciais, futebol, tiros de corrida, bike, etc. É responsável pela formação de ATP, a moeda energética do nosso corpo e a primeira fonte de energia que o músculo utiliza. É encontrada em pré-treinos ou pura em cápsulas ou pó.

·         Proteínas
Embora este fato ainda não tenha sido comprovado cientificamente, muitos estudos, especialistas e atletas sugerem que o uso de proteínas antes dos treinos provoca um melhor desempenho. Possivelmente o responsável por esta ação são os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA). O uso dos aminoácidos conhecidos pela sigla BCAA pode prolongar a sensação de fadiga. Os BCAAs podem ser consumidos em cápsula ou pó de forma isolada e atualmente já encontramos no mercado diversos suplementos energéticos com adição de BCAA, sendo uma tendência dos novos produtos energéticos.

Além disso, vale lembrar que a hidratação é fundamental para obter bons resultados na atividade física. Se o seu exercício for intenso ou de longa duração (mais de uma hora), é preciso utilizar bebidas isotônicas como água de coco ou sport drinks, que já fornecem carboidratos também.

Agora que você já sabe de tudo isso, nada de ficar com falta de energia durante os treinos ou treinar em jejum, certo? Estar bem nutrido é essencial para treinar com todo gás!

Fonte: Carolina Arbache, Nutricionistas da Natue


Comentários