VOCÊ APROVEITA OS BENEFÍCIOS DA SEMENTE DE GIRASSOL

Você aproveita os benefícios da semente de girassol?

Você aproveita os benefícios da semente de girassol?


Ninguém costuma dar muita importância para semente de girassol, mas você sabe o que essa sementinha pode contribuir para sua saúde?
A semente de girassol é super nutritiva. Contém gorduras boas e essenciais, vitaminas, minerais, proteínas e fibras.

Composição Nutricional da Semente de Girassol

A semente é uma excelente fonte de fibras e proteínas. Possui minerais como: cálcio, potássio, magnésio, cobre, fósforo e selênio. Tem um alto teor de vitaminas do complexo B,  vitamina E, K e Vitamina A. Possui um óleo benéfico para nosso organismo, além das gorduras poli-insaturadas – ômegas 6 e 9.

Benefícios da Semente de Girassol

  • Por ser rica em vitaminas do complexo B, auxilia no bom funcionamento cerebral.
  • Excelente fonte de energia para o nosso corpo, uma vez que é rica em ácidos graxos essenciais.
  • Promove a saúde cardiovascular, auxiliando na prevenção de doenças como derrame, infarto etc.
  • Estimula o relaxamento muscular e dos vasos sanguíneos, contribuindo para o controle da pressão arterial.
  • A concentração de vitamina E colabora para a ação antioxidante do nosso organismo, auxiliando no combate do envelhecimento precoce e minimiza os sintomas incômodos do período da menopausa.
  • Devido a presença de fibras, a semente de girassol auxilia na regularização do trânsito gastrointestinal e no prolongamento da sensação de saciedade.
  • A semente de girassol também é rica em magnésio, um mineral cuja deficiência no organismo pode ocasionar dor muscular, fadiga, câimbra e a temida enxaqueca.
  • Ameniza os sintomas da TPM, pois favorece a produção da serotonina, o que diminui os distúrbios de humor.
Você aproveita os benefícios da semente de girassol?

Óleo de Girassol para Pele e Cabelos

O óleo de semente de girassol também pode fazer bem à saúde da nossa pele. Alguns estudos mostram um potencial efeito benéfico deste alimento sobre a cicatrização da pele.
Além disso, o óleo de girassol é muito utilizado como hidratante para peles sensíveis de crianças e bebês. Ainda é encontrado em óleos essenciais por ser um ótimo óleo carreador, podendo ser aplicado na pele e nos cabelos.
A abundância de minerais, vitaminas e ácidos graxos encontrados no óleo de girassol promove a saúde dos cabelos de muitas formas. O produto deixa os fios macios e brilhantes, previne o ressecamento e o frizz e facilita o penteado.
Pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo, massageado por alguns minutos, e em seguida lavado normalmente. Ou também podem ser usadas algumas gotinhas nas pontas dos fios.
Você aproveita os benefícios da semente de girassol?

Como Consumir a Semente de Girassol

A semente de girassol é um alimento que, além de super gostoso, é muito prático de inserir na alimentação, pois apenas uma colher de sopa por dia já é suficiente para que todos os seus benefícios sejam sentidos pelo corpo.
O óleo desta semente pode ser usado em lanches, sobre a salada e como tempero em receitas habituais. Utilizar a semente como forma de petisco, pode ser uma boa forma de substituir outros alimentos que não são tão saudáveis.  Pode ser usada como um incremento a receitas de pães, bolos, cookies e farofas. E pode ser misturada à salada de folhas ou de frutas, batidas em sucos, vitaminas ou integradas às massas.

Onde comprar?

Em lojas de produtos naturais e em supermercados. Prefira a versão sem casca para facilitar o consumo.
Que tal incluir um pouco de semente de girassol no seu dia-a-dia? É fácil e os benefícios são perceptíveis!

Fonte:http://belezaesaude.com/semente-de-girassol/

Você aproveita os benefícios da semente de girassol?

Comentários