CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO IOGURTE EM SUA DIETA


Conheça os benefícios do iogurte em sua dieta

Além de fornecer vários benefícios a saúde, o iogurte não engorda e pode ser incluído em dietas para emagrecer.

O aumento da oferta de iogurtes nos supermercados é um sinal de que esse alimento faz sucesso. Não apenas por ser gostoso, mas também por fazer muito bem pra saúde!
É fácil imaginar que ele faz bem só por saber que o seu produto inicial, o leite, já tem inúmeros benefícios pro corpo. O interessante é que o processo de fermentação que produz o iogurte faz com que ele seja melhor ainda.
Frente a tanta variedade, fica difícil escolher qual tomar no dia a dia. Por isso, vamos explicar a diferença entre eles, e aí é só decidir o que melhor se adapta ao que você procura!
benefícios do iogurte yogurt
GettyImages


Porque consumir e quais os benefícios do iogurte?


⇒ Primeiro, porque ele tem todos os benefícios do leite. Isso inclui o fortalecimento dos ossos e a prevenção da osteoporose, a diminuição do risco de desenvolver hipertensão e todas as vitaminas e minerais que ele contêm, como magnésio, vitamina D e proteínas.
⇒ Porém, o melhor benefício do iogurte, que vêm com o processo de produção e fermentação dele é a inclusão de bactérias que fazem bem pro organismo.
⇒ Nosso corpo precisa de bactérias “boas”, e sem elas não consegue funcionar direito. As presentes no iogurte, que são os tão famosos probióticos que estampam todos os rótulos deles, colaboram com muitas reações do organismo, se consumidas na quantidade certa.
⇒ A principal função delas é ajudar a regular a microflora presente nos intestinos, melhorando o seu funcionamento. Assim, o intestino é capaz de absorver os nutrientes da maneira correta, aproveitando tudo aquilo que é consumido pela sua dieta, e assim, melhorando sua saúde no geral.
⇒ Elas também são importantes para o sistema imune, que luta contra as substâncias e micro organismos que invadem o corpo e podem trazer doenças. Então, o corpo fica mais forte para lutar contra eles.
⇒ Para que está de dieta, o iogurte também ajuda a aumentar a saciedade, impedindo os lanches fora de hora e colaborando para a perda de peso.

Os tipos de iogurte:



  • Iogurte natural: é aquele mais básico do supermercado, que normalmente são usados para o preparo de alimentos. Ele pode não ser o mais gostoso, mas o ponto positivo de consumir esse tipo é que ele normalmente mantêm todos os nutrientes originais do iogurte, e não são acrescidos de muito açúcar e outros sabores artificiais que podem acabar com os efeitos bons dele. Misturá-lo com uma fruta no liquidificador é uma boa opção para quem não está acostumado com ele.
  • Iogurte desnatado: é tão bom quanto o natural, com o benefício de ter menos gordura do que o primeiro, e assim, é mais adequado para aqueles que estão de dieta ou precisam ficar espertos com o consumo de gorduras.
  •  Iogurte light: melhor ainda do que o desnatado, ele também não tem adição de açúcar! Só é preciso tomar cuidado com aquelas versões que são acompanhadas de calda de frutas ou outros acompanhamentos, porque eles podem conter até mais calorias do que o iogurte original.
  • Iogurtes funcionais: aproveitando a fama do produto por causa de seus benefícios pra saúde, as indústrias começaram a produzir os iogurtes funcionais. A maioria deles, mesmos os naturais, light ou desnatados, já eram acrescidos de algumas vitaminas e minerais, mas os funcionais são produzidos especificamente para cada público.
Nessa linha encontramos iogurtes para regularizar o intestino e até para pessoas que têm osteoporose, que contêm uma quantidade maior de cálcio em sua composição.
iogurte receitas emagrecer
GettyImages

Como escolher um iogurte?

Já foi possível identificar os benefícios de cada iogurte, mas outros pontos precisam ser considerados na hora de escolher o melhor produto para você.
A primeira questão é prestar atenção na quantidade de açúcar que ele contêm e, caso seja um desnatado ou light, ficar atento ao tipo de adoçante utilizado – o natural ou artificial.
Optando pelas versões desnatadas e light, você não irá engordar e ainda pode utilizar o iogurte em dietas para emagrecer.
Outra dica é procurar por opções que tenham a adição de Vitamina D, já que essa vitamina é essencial para a saúde dos ossos e potencializa a função protetora de osteoporose que o iogurte tem.
Melhor ainda é combinar o iogurte com sementes como a linhaça. Além de ficar gostoso, você consegue os benefícios dessa semente também para o seu corpo!

Perca até 5 kg em um mês: conheça a deliciosa dieta do iogurte

Há coisa mais gostosa do que iogurte? E o melhor: você sabia que esse alimento, que é rico em nutrientes e dificulta que uma grande quantidade de gordura se acumule nas células, pode ajudar muito a emagrecer?

Gettyimages
Se o seu objetivo é emagrecer, não existirá aliado melhor para você do que o iogurte. Por ser rico em cálcio, este alimento dificulta que uma grande quantidade de gordura se acumule nas células e induz a queima delas, em especial na região do abdômen.

Benefícios do iogurte no emagrecimento

Porém, não é esse o único benefício que ele pode nos fornecer, especialmente se for desnatado: promove a sensação de saciedade, diminui o desejo de comer por impulso, além de possuir baixo índice glicêmico. Fonte de proteínas, o iogurte ainda ajuda a regular o intestino e na absorção de nutrientes.
O único cuidado que deve se ter ao consumi-lo, é para que não o faça em excesso. Iogurte pode engordar, pois como qualquer outro alimento, possui uma quantidade (por menor que seja) de calorias. Prefira sempre a versão desnatada, porque além de carregar os mesmos nutrientes em sua composição, só que com a quantidade de gorduras reduzida e baixas calorias.
Altamente indicado a pessoas que desejam controlar o índice de colesterol, faz bem para a saúde porque as bactérias contidas neste alimento são as chamadas “bactérias do bem”: contribuem na manutenção da flora intestinal, melhoram a imunidade do organismo, diminuem o risco de doenças graves (como por exemplo, o câncer) e previnem a osteoporose.
O iogurte natural é o mais usado nesta dieta, por ser figura fácil em muitas receitas. Esta versão não possui adição de nenhuma substância além do leite e das culturas microbianas. Sua consistência é mais firme e recomenda-se que o consuma puro, na preparação de saladas de frutas, molhos e recheios.
Já sua versão caseira, é muito fácil, econômica, saudável, além de possuir um sabor incrível:

Iogurte caseiro

Ingredientes
  • 1 litro de leite
  • 1 copo de iogurte natural
Modo de Preparo
Coloque o leite no fogo, mexendo-o de vez em quando. Quando ferver, tire-o do fogão e espere até a temperatura alcançar 45°C (se não souber como medir, basta colocar o dedo dentro da mistura. Se agüentar por dez segundos, é o ideal). Acrescente o iogurte natural e mexa levemente. Guarde essa mistura em local aquecido, de seis a oito horas, aproximadamente. Depois desse tempo, leve-a até a geladeira.
Se quiser repetir a receita mais vezes, substitua o iogurte natural original da receita por um pouco da nova mistura.
A seguir, confira algumas receitas que preparamos para te auxiliar, se caso você desejar seguir essa popular “dieta do iogurte”:
Café da manhã ou Lanche da tarde
1 ou 2 fatias de pão light
200 ml de iogurte natural
Almoço ou Janta
Estrogonofe light de frango
Ingredientes
  • Azeite
  • 500 g de peito de frango temperado
  • ½ cebola picada
  • ½ xícara de chá de champignon picado
  • 4 colheres (de sopa) de ketchup
  • 2 colheres (de sopa) de mostarda
  • 2 potes de iogurte
  • 1 gema
  • ¼ xícara de leite desnatado
  • Sal a gosto
Modo de Preparo
Leve ao fogo uma panela com um fio de azeite, junte o peito de frango cortado em tiras e refogue. Quando dourar, acrescente a cebola e o champignon. Refogue até a cebola murchar. Adicione o ketchup e a mostarda. Misture em um recipiente à parte, o iogurte, o leite e a gema. Coloque essa mistura no frango e mexa até engrossar. Desligue o forno e coloque sal a gosto.
Sobremesas
Mousse de Iogurte
Ingredientes
  • 1 pote de iogurte desnatado
  • 1 colher (de sopa) de sementes de chia
  • Adoçante a gosto
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes e deixe descansar por aproximadamente meia hora. A consistência dessa mistura ficará parecida com a de uma mousse.
Iogurte com gelatina
Ingredientes
  • Gelatina em pó diet, de sabor à sua escolha
  • 1 pote de iogurte desnatado
Modo de Preparo
Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem, distribua igualmente em taças e coloque-as na geladeira. Quando firmar bata cada taça, separadamente, com o iogurte desnatado e sirva.
Fonte:http://www.treinomestre.com.br/

Comentários