CONHEÇA 6 ALIMENTOS EXÓTICOS QUE TURBINAM A DIETA E A SAÚDE

Editora Globo (Foto: Editora Globo)

Conheça 6 superalimentos exóticos que turbinam a dieta e a saúde

Os super-alimentos dão boost no metabolismo, têm ação anti-inflamatória e anti-viral e ainda podem diminuir a mutação celular

Quem vive antenado com o mundo das dietas saudáveis está acostumado a ouvir falar dos superalimentos, ingredientes naturais que são riquíssimos em nutrientes e têm propriedades quase milagrosas. Alguns dos mais conhecidos são a chia, a quinoa e a couve, mas há muitos outros, que surpreendem não só pelo efeito no organismo quanto pela origem e aparência. Pedimos às nutricionistas Flávia Moraes e Simone Maia para selecionar alguns dos mais potentes - e exóticos - itens dos supermercados do mundo. Confira:

Teff
O teff é um tipo de grão pequenino cuja farinha, sem glúten, pode ser base para pães, biscoitos e bolos. Seu alto teor de fibras é o grande responsável pelo baixo índice glicêmico do grão, podendo auxiliar o controle do peso. É rico em minerais cálcio e fósforo, auxiliando na prevenção da osteoporose, recuperação muscular e melhorando também o desgaste mental. Entre os aminoácidos essenciais presentes, destaca-se a lisina, que tem propriedades antivirais e é muito eficaz para a osteoporose, pois ajuda a aumentar a absorção de cálcio.

Peixe-carvão (ou bacalhau negro)
De carne branca e tenra, o peixe-carvão ou bacalhau negro é um tipo de peixe de águas profundas e geladas, rico em ômega 3, que pode aumentar o metabolismo basal (ou seja, maior gasto de calorias pelo corpo). Tem alto poder anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares.

Cúrcuma
Cúrcuma, ou açafrão da terra, é riquíssimo em um fitoquímico, a curcumina, que tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, dificultando a mutação celular.
 

Editora Globo (Foto: Editora Globo)
(Foto: Wikicommons e Thinkstock)

Comentários