VITAMINA D EM EXCESSO ESTÁ ASSOCIADA A MAIORES NÍVEIS DE MORTALIDADE,REVELA ESTUDO

VITAMINA D

Vitamina D em excesso está associada a maiores níveis de mortalidade, revela estudo

Há tempos sabemos dos efeitos negativos que a falta de vitamina D causa para nossa saúde.
Com isso, muitas pessoas passaram a tomar suplementos a fim de atingir os níveis ideais da substância, criando um mercado enorme de vitamina D sintética.
No entanto, um novo estudo publicado no Journal of Endocrinology and Metabolismrevela que tomar vitamina D em excesso pode ter o efeito inverso.
Após acompanharem quase 250 mil pessoas durante sete anos, eles encontraram uma conexão entre o excesso de vitamina D e as taxas de mortalidade dos pacientes.
"Se seu nível de vitamina D está abaixo de 50 ou acima de 100 nanomol por litro, há maior conexão com as mortes. Quando o nível está acima de 100, há maior risco demorrer por causa de derrames ou infarto. Em outras palavras, a vitamina D não pode ser nem muito alta, nem muito baixa", disse Peter Schwarz, líder do estudo e professor da Universidade de Copenhague.
De acordo com o médico, o nível ideal está em torno de 70 nanomol de vitamina D por litro de sangue.
Ou seja: antes de sair tomando suplementos loucamente, é melhor consultar um médico para saber se você REALMENTE precisa deles. Do contrário, o tiro pode sair pela culatra.
"Precisamos nos perguntar se devemos continuar tomando vitaminas e suplementoscomo se fossem doces. Não devemos simplesmente aumentar a dose para nos sentirmos melhor. É preciso acompanhamento", conclui Schwartz.
Fonte:http://www.brasilpost.com.br/2015/03/18/mortalidade-vitamina-d_n_6897280.html

Comentários