O GLÚTEN É MESMO O VILÃO DA DIETA ? CYNTHIA HOWLETT EXPLICA

Cynthia Howlett  (Foto: Reprodução/GNT)

O glúten é mesmo o vilão da dieta? Cynthia Howlett explica

Nutricionista e apresentadora do GNT bate um papo exclusivo com a Vogue. Confira suas opiniões!


11/05/2015 - 13h28 - Atualizado 13h57 

Sem glúten. O quanto essa simples etiqueta nos motiva a comprar um alimento? Depois do ovo, que voltou a ser canonizado pela galera da academia, esse é o vilão do momento quando se trata de alimentação saudável. A nutricionista e apresentadora do GNT Cynthia Howlett é uma das defensoras da proteína encontrada na farinha de trigo, cevada e centeio. “Muitas vezes cortando glúten diminuímos o consumo de carboidrato e acabamos emagrecendo. Mas existem carboidratos sem glúten que possuem um índice glicêmico alto, e se transformam rapidamente em glicose no sangue”, alerta a expert.
É o caso da tapioca, um dos alimentos ‘’da moda’’, que chutou para escanteio tradicional pãozinho da manhã. ‘’Eu não trocaria um pão 100% integral e sem açúcar por uma tapioca se o objetivo é emagrecer”, decreta.
“Esta questão de comer de três em três horas faz com que não dê tempo nem de digerir a refeição anterior”, diz. “O jejum, ou seja, deixar o estômago vazio e esperar a fome chegar é algo positivo. O que não devemos é passar o dia todo sem comer nada e jantar para compensar todas as calorias do dia.” A própria Cynthia é adepta da malhação em jejum.
‘’No meu caso janto bem a noite e não tenho fome pela manhã, prefiro queimar a gordura de reserva para gerar energia do que o carboidrato do café da manhã. Mas depende muito do objetivo e treino de cada um.‘’ Para compensar o treino de barriga vazia, Cynthia aposta no café da manhã reforçado depois dos exercícios, vitamina de polpa de Juçaí, um tipo de açaí com mais oxidantes, proveniente da palmeira Jussara, ou Whey Protein batido com frutas vermelhas, banana, limão e gengibre. Mas antes de começar, sempre bebe um copo de água com limão.
Frutas, fibras, legumes e verduras são os alimentos que não faltam na geladeira da nutricionista, que não come carne vermelha há mais de 10 anos.
Nas próximas quatro terças-feiras, Cynthia Howlett realiza o ciclo de palestras “Por uma vida mais saudável”, no Studio 512, espaço multicultural no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
O objetivo do evento é desvendar mitos da alimentação saudável e dieta funcional, debatendo questões como “qual o melhor óleo para cozinhar?’’, ‘’cafeína e termogênios ajudam a emagrecer?’’ e ‘’o que comer antes e depois dos treinos’’ Para mais informações, acesse www.studio512.com.br

Fonte:http://vogue.globo.com/beleza/noticia/2015/05/o-gluten-e-mesmo-o-vilao-da-dieta-cynthia-howlett-explica.html

Cynthia Howlett  (Foto: Reprodução/GNT)

Comentários