CARDÁPIO DETOX PARA RECUPERAR O CORPO APÓS AS FESTAS DE FIM DE ANO

Rhaisa Batista no editorial Feira Livre, da Vogue Brasil de março de 2011 (Foto: Eduardo Rezende/Vogue Brasil)
Cardápio detox para recuperar o corpo após as festas de fim de ano
Preparamos um menu com ingredientes que ajudam o corpo a se recuperar do consumo exagerado de álcool e de pratos pesados nas festas

01/01/2016 - 08h36 - Atualizado 14h35 por ANITA PORFIRIO

uando exageramos no Natal e no Ano Novo, o organismo às vezes pede para pisarmos no freio com uma alimentação regrada – ou, no mínimo, mais leve. Para ajudar nos dias seguintes após as farras, convidamos a consultora e personal chef Patricia Helu e a nutricionista Maria Vitória Falcão para elaborar um menu desintoxicante e repleto de nutrientes, além de dar dicas alimentares, que ajudam o corpo a se recuperar da ressaca e a entrar renovado em 2016.

"Após as festas, sempre vem a sensação de peso, estufamento e também o peso na consciência. Para ajudar a diminuir a retenção hídrica, aposte em muita água e chás diuréticos, como cavalinha, oliveira, hibisco", explica Maria Vitória,

"Os alimentos verde-escuro são muito bem-vindos, pois aumentam a excreção de toxinas do corpo, melhorando o processo de detox. Procure acrescentar nos seus dias pepino, couve, salsão e espinafre. Compostos antiinflamatórios também são bem vindos, visando reduzir o processo de inflamação que se cria com o consumo de alguns alimentos. Utilize a cúrcuma, gengibre, frutas vermelhas, canela para esse fim". 

1. Caipirinha de Suco Verde
"A caipirinha detox não é um alimento funcional e que deva ser consumido todos os dias. A ideia é dar um up em uma preparação que as pessoas gostam e que é consumida com frequência no nosso país. Utiliza-se alguns alimentos com poder depurativo e detoxificante, tal como a couve, abacaxi e hortelã. São alimentos ricos em clorofila e que aumentam a excreção de toxinas acumuladas no fígado e rins".

Ingredientes:
4 maçãs sem casca e caroço
1 abacaxi cortado em cubos médios
1 cenoura
1 punhado de hortelã
2 couves-manteiga
5 tâmaras sem caroço hidratadas
500 ml de água de coco
Saquê

Modo de Preparo:
Processe todos os ingredientes menos o abacaxi e o sake até ficar um liquido homogêneo, coe e reserve;
Em um copo amasse um pouco do abacaxi, adicione umas pedrinhas de gelo, coloque o sake e por ultimo adicione o suco, misture bem e sirva.

2. Suco Regenerativo
"Nessa receita, colocamos alimentos que aumentam a diurese e o poder de limpeza do corpo, tal como o pepino, que por ser rico em água, auxilia a transportar compostos químicos para a urina e excreté-los, deixando o ambiente corporal mais propício e favorável para receber nutrientes".
Ingredientes:
Rende 1 porção.

3 fatias de abacaxi sem casca
1/2 pepino caipira sem a casca
½ copo de agua de coco ou chá verde
suco de ½ limão
1 a 2 rodelas finas de gengibre
6 unidades de folhas de hortelã
1 punhado de espinafre
1 pitada de cúrcuma
Modo de preparo:
Bata aos poucos no liquidificador, coe e sirva.

3. Arroz de couve-flor
"Essa é uma preparação lowcarb, excelente para manter a refeição mais leve e menos calórica sem ter que abrir mão desse acompanhamento que vai bem em tantos pratos. A couve-flor é um alimento rico em fibras e muita água, o que ajuda na sensação de saciedade, com pouquissimas calorias e muito sabor".

Ingredientes:
½ couve-flor
½ xícara de cebola ralada
1 dente de alho amassado
Sal marinho e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de salsinha picada
óleo de coco ou azeite de oliva

Modo de preparo:
Lave a couve-flor em água fria e seque bem;

Usando um ralador de queijo, rale a couve-flor ou coloque num processador e bata usando a função "pulsar" até obter uma textura similar à do arroz, cuidado para não deixa-lo úmido;
Em uma frigideira, refogue o alho até dourar bem, em seguida a cebola por aproximadamente 10 minutos;

Acrescente a couve-flor e deixe refogar por cerca de 5 minutos.

Tempere com sal e pimenta do reino.

Polvilhe com salsinha e sirva em seguida no lugar do tradicional arroz branco.

4. Noodles Raw de Abobrinha com Molho de Dois Tomates
"Os noodles de abobrinha, além de ser super-simples e uma preparação leve, é uma boa opção para aqueles dias em que se tem pressa e precisa de algo rápido, pois é uma receita raw (crua).
Os alimentos, quando em sua forma crua, preservam mais nutrientes (salvo algumas exceções) e possuem uma funcionalidade e estrutura diferente, que pode trazer diversos benefícios para o corpo, tal como o aproveitamento integral do alimento e manutenção do metabolismo".

Utensílios:
Espiralizador ou cortador/descascador/fatiados de legumes

Ingredientes:
2 abobrinhas grandes
1 xícara de molho de dois tomates
Crumesão a gosto

.Noodles de abobrinha
Com o espiralizador, corte as pontas da abobrinha, centralize e deixa ela firme; vá girando a manivela e fazendo os fios de abobrinha.
Ou:

Passe o descascador ou fatiador na vertical em um dos lados da abobrinha; tente fazer o mais fino possivel, no máximo 1,25cm, em cada passagem, criando assim fios parecidos aos de espaguete;
Caso esteja utilizando um fatiador, você poderá pré-definir a espessura a ser cortada (se seu utensílio tiver esta função).
Se estiver usando um mandolim, ajuste a lâmina para o corte mais fino possível. Passe a lâmina longitudinalmente para criar os fios.
Quando chegar nas sementes, vire e faça o mesmo com o outro lado da abobrinha. Não utilize a parte com as sementes.

Coloque em pratos individuais, adicione um pouco do molho de dois tomates e finalize com folhas de manjericão e o crumesão.

.Parmesão vegano (crumesão)
"Uma bela opção para substituir o queijo tradicional é ter uma opção sem lactose. O crumesão é feito com base nas oleaginosas, ricas em gorduras superbenéficas para o corpo, que auxiliam na manutenção da glicemia e modulam a oxidação de gordura. As gorduras tendem a dar mais saciedade, pois mexem diretamente com o hormônio incretina, que irá transmitir ao cérebro a sensação de que está satisfeito".

Ingredientes:
½ xícara de chá de castanha-do-pará
½ xicara de castanha de caju
½ dente de alho ralado
2 colheres de chá de gergelim torrado
1 colher de sopa de levedura nutricional (opcional)
1 colher de chá de sal marinho, Uma pitada de pimenta-do-reino moída

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no processador e bata rapidamente, com o botão “pulsar”, até obter uma mistura granulada, porém crocante.

Conserva-se por duas semanas na geladeira em recipiente hermético.

.Molho de tomate
"Essa é uma opção que deve fazer parte da sua rotina diária. Abandone os molhos prontos e enlatados e prepare o seu. Os enlatados possuem acidulantes e conservantes que o nosso corpo não consegue digerir e identificar, causando uma confusão metabólica e intoxicando o corpo, quando ingerido em altas quantidades. O tomate por si é um superalimento, rico em licopeno, um dos maiores antioxidantes que podemos encontrar na natureza. Além da prevenção de cêncer de próstata, ele ajuda na redução de colesterol, remoção de radicais livres e é riquíssimo em vitamina C. Sim,o tomate é considerado uma fruta cítrica e ajuda muito na imunidade, então é uma boa pedida para o fim do ano, já que a farra é grande e precisamos nos manter sempre inteiros para aguentar, certo?". 

Ingredientes:
1 xícara de tomate seco escorrido de seu óleo
2 xícaras ou 4 tomates, sem pele e sem semente, picado
½ xícara de castanhas em pedaços ou pinole ou pistache
½ xícara de azeite de oliva extra-virgem
5 tâmaras sem caroço picada
½ de colher de chá de sal marinho
½ de colher de chá de páprica picante
½ de colher de chá pimenta caiena
1 dente de alho ralado
½ xicara de folhas de manjericão picadas

Modo de preparo:
Bata no processador de alimentos todos os ingredientes exceto os tomates frescos, quando já estiver mais encorpado adicione o tomate picado e processe mais um pouco, Reserve;

4. Brownie
"A vontade de doce sempre aparece, mas vamos tentar fugir do açúcar refinado e utilizar outros alimentos a nosso favor. Esse brownie leva como adoçante natural as tâmaras e o mel, que irão dar o docinho na medida, sem trazer os malefícios do açúcar por si. O açúcar é viciante e o consumo regular está relacionado com diversas patologias clínicas. O maior problema nas festas, é que preparações doces em sua maioria contém uma boa quantidade de açúcar, manteiga e outros compostos intoxicantes, então vamos fugir deles e optar por coisas mais naturais. As tâmaras, nozes e óleo de coco são calóricos e por isso, devem ter seu consumo moderado".
Ingredientes:
3 xícaras de chá de amêndoas ou nozes pecan
½ xícara de chá de tâmaras inteiras sem caroço
¾ de xícara de chá de pasta de tâmara
¾ de xícara de chá de cacau em pó
1 fava de baunilha
Uma pitada de sal marinho
Modo de preparo:
Deixe as tâmaras (da pasta) de molho na água quente por 30 minutos em seguida bata até virar uma pasta, colocando a água do molho aos poucos para não ficar muito líquida;
Corte o restante das tâmaras ao meio e bata grosseiramente no processador e reserve;
Bata 2 xícaras das amêndoas no processador até virar farinha e o restante grosseiramente, deixando pedaços;
Incorpore todos os ingredientes e misture com as mãos até obter uma pasta espessa e uniforme;
Espalhe essa mistura em uma pequena forma quadrada para bolo de 20 cm. Nivele bem a superfície com uma espátula.
.Cobertura do brownie
¼ de xícara de chá de óleo de coco
1 colher de sopa de água
¼ de xícara de chá de mel
Uma pitada de sal marinho
Modo de preparo:
Derreta o óleo de coco no banho-maria;
Bata todos demais ingredientes até obter um creme uniforme. Acrescente o óleo de coco derretido e misture até que esteja bem incorporado;
Espalhe uniformemente sobre um brownie;
Deixe na geladeira por 1h até que fique firme.

(ANITA PORFIRIO)
Fonte:http://vogue.globo.com/beleza/fitness-e-dieta/noticia/2016/01/cardapio-detox-para-recuperar-o-corpo-apos-festas-de-fim-de-ano.html
Rhaisa Batista no editorial Feira Livre, da Vogue Brasil de março de 2011 (Foto: Eduardo Rezende/Vogue Brasil)

Comentários