COMER FRUTA DÁ MAIS ANOS DE VIDA,SAIBA PORQUÊ !

iStock_000043546986_Large.jpg

Comer fruta dá mais anos de vida,saiba porquê!

Uma das conclusões de um relatório publicado pela Direcção-Geral da Saúde sobre a saúde dos portugueses é que comer menos do que três peças de fruta por dia constitui o risco alimentar evitável que mais contribuiu para a perda de anos de vida saudável. No entanto, o baixo consumo de fruta permanece uma realidade no nosso país.

Alexandra Bento, Nutricionista
07/04/2016 16:32

Sendo um alimento essencial, saboroso e de elevado valor nutricional, que em muito contribui para prevenir doenças, com uma boa relação custo-benefício e existindo disponibilidade no nosso país, importa promover o consumo das três a cinco peças diárias recomendadas. Antes ou depois das refeições, não faz diferença. Deve apenas preferir-se a sazonalidade da época. A natureza tem o seu próprio ritmo e a sazonalidade dos alimentos está em harmonia com as necessidades e desafios da estação para o corpo humano.
A sua elevada importância é demonstrada na nova Roda dos Alimentos, onde a fruta e os produtos hortícolas estão separados em duas categorias. No caso da fruta, e reportando-nos aos últimos dados da balança alimentar relativos a disponibilidade dos alimentos, o seu consumo representará 12% do total de alimentos que ingerimos diariamente. Dados que nos permitem concluir que o consumo de fruta em Portugal estará distante da quantidade diária recomendada, que deverá contribuir com 20%.
Este baixo consumo de fruta representa riscos para a saúde, podendo ser considerado um dos principais fatores de risco para as doenças crónicas não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares, a diabetes e alguns tipos de cancro. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o baixo consumo de frutas e hortícolas está entre os 10 principais fatores de risco para a mortalidade global.
Em suma, devemos incluir vários tipos de fruta na nossa alimentação, em vários momentos, como entrada nas refeições principais ou como sobremesa, ao lanche ou ao pequeno-almoço, e de várias formas, com casca, fatiada, em doses de fruta, em sumo ou desidratada.
E na hora de escolher, o ideal é optar pela fruta portuguesa, estimulando a economia local e nacional, contribuindo para valorizar o que de melhor produzimos por cá, e impulsionando todos aqueles que fazem da fruticultura o seu desafio diário.
Neste Dia Mundial da Saúde, não se esqueça que este é um alimento muito rico nutricionalmente que devemos comer diariamente.

Fonte:http://activa.sapo.pt/belezaesaude/nutricao/2016-04-07-Comer-fruta-da-mais-anos-de-vida--saiba-porque-

iStock_000043546986_Large.jpg

Comentários