OS BENEFÍCIOS DAS SOPAS DETOX - "SOUPING"


 Os Benefícios das Sopas Detox - "Souping"

"SOUPINGé um termo novo no nosso dicionário nutricional, mas nós portugueses já tínhamos percebido os benefícios das sopas há muito tempo... 

Afinal de contas o que é que esta tendência nos trás de saudável? A meu ver, muitas vantagens...
Confira todas os benefícios das Sopas Detox que estão na base do SOUPING das celebridades!
- Elevada concentração nutricional
- Simultânea concentração de nutrientes reguladores (vitaminas e minerais) e baixo conteúdo em nutrientes calóricos;
- Presença de substâncias protetoras para o nosso organismo;
- O seu aporte em fibra ajuda a regularizar o funcionamento dos intestinos;
- A sua riqueza em água contribui para uma correta hidratação e ajuda a manter o funcionamento eficiente dos rins;
- Fornece substâncias antioxidantes;
- Confeção saudável, baixa em calorias e sem necessidade de adição de grandes quantidades de gorduras;
- O consumo da água da cozedura dos vegetais, permite a ingestão de vitaminas hidrossolúveis importantes;


- Fácil digestão. A cozedura dos ingredientes em água amolece e hidrata a fibra vegetal, facilitando a sua digestão;
- Útil para quem quer perder peso, mas também para quem sofre de falta de apetite, ou para quem não gosta de vegetais apresentados na sua forma tradicional;
- Confere sensação de plenitude e satisfação quer pela riqueza em água, legumes e hortaliças, quer pela temperatura a que é vulgarmente consumida;
- Consumida no início de uma refeição aumenta a produção biliar, ajudando a reduzir os valores de colesterol sanguíneos;
- Rica em fibra alimentar é altamente saciante, ajuda a regular os níveis de açúcar sanguíneo, a reduzir os níveis de colesterol e a manter um correto funcionamento intestinal;
- Promove a libertação gradual de insulina, saciando de uma forma mais rápida e eficaz;
- Ótima reguladora de apetite para alturas de maior descontrolo alimentar. Quando utilizada como entrada ou no início da refeição diminui o apetite para o segundo prato, normalmente mais rico em calorias;
- Fornece uma quantidade modesta de hidratos de carbono de absorção lenta;
- Ideal para qualquer idade e para qualquer estado de saúde dependo da sua composição;
- Económica, prática e rápida;
- Alternativa para refeições leves, fácil de transportar e levar para o trabalho;
- Pode ser preparada com antecedência, armazenado e re-aquecida na hora de consumir.
Fonte:http://santamelancia.blogspot.com.br/2016/02/souping-os-beneficios-das-sopas-detox.html

Quem diria há 5-10 anos atrás que as sopas iriam virar moda!?

"Souping" is the New "Juicing"!


Mudam-se os tempos... mudam-se as vontades e as tendências alimentares parecem não ser excepção... com a viragem do ano e as temperaturas mais frias, os sumos verdes estão a dar lugar nas luzes da ribalta "hollywoodescas" às Sopas Detox  de que tanto gostamos!

Sim porque as sopas podem ser excelentes aliados de uma perda de peso saudável e eficaz, basta sabermos escolher correctamente os ingredientes e transformar as nossas tradicionais receitas em receitas mais completas, variadas, funcionais e desintoxicantes!

Somos um país de sopa. Não há casa onde não se prepare uma boa sopa de legumes. Ela é tão frequente que muitas vezes não nos apercebemos desta forte componente nutricional, e da sorte de a termos na nossa dieta diária.
Claro que há uma grande variedade de sopas, umas mais saudáveis e equilibradas que outras. O que é certo é, que a sopa pode e deve ser um elemento central na nossa dieta detox.

Ainda antes do Dr. Oz e de celebridades, como Gwyneth Paltrow ou Jennifer Aniston, por cá, já reconhecíamos todos os benefícios inigualáveis desta estrela gastronómica! Nem todas as sopas são iguais, é uma verdade, e por vezes encontramos receitas que constituem assustadoras bombinhas disfarçadas... contudo se bem combinados os ingredientes podemos perfeitamente encontrar um verdadeiro oasis nutricional!

É com um enorme sorriso que vejo que, ao fim de 3 meses, depois do lançamento do meu segundo livro que fala exactamente sobre este tema (Sopas Detox), da necessidade de mastigação, de algo mais quente e aconchegante para as temperaturas de inverno, vem então o slogan "Souping is the new Juicing!"!

Quem experimenta fica rendido! Estas são receitas de sopas com combinações que, embora pareçam pouco prováveis à primeira vista, ficam deliciosas, são surpreendentemente saciantes e trazem inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Nesta época do ano, a nossa temperatura corporal baixa e portanto, fisiologicamente, o nosso organismo aumenta as exigências energéticas a fim de permitir a manutenção da sua temperatura interna. Se por um lado é ótimo porque gastamos mais energia, por outro lado aumenta-nos o apetite e a procura por alimentos mais quentes ou mais energéticos (diga-se calóricos). Assim sendo, nada melhor do que procurar estes meses do ano, aproveitando a benesse do nosso metabolismo, para conseguirmos atingir a silhueta que tanto desejamos, mas claro, sem passar fome.

Sopas, Saladas e Chás Detox (2015)
Encomende Online AQUI


Com esta preocupação em mente e a fim de dar resposta às necessidades dos meus pacientes e seguidores, comecei a pegar nas minhas tradicionais receitas de sopa, as das nossas avós, e comecei a alterá-las. Na cozinha comecei a fazer experiências, misturando ingredientes específicos, de forma a torná-las ainda mais saudáveis, equilibradas, saborosas e, claro, com uma função desintoxicante.

O resultado destas novas combinações de ingredientes é o que partilho neste novo livro "Sopas, Saladas e Chás Detox", onde reúno um capitulo dedicado exclusivamente ao tema das sopas detox, sugerindo uma série de receitas para que consiga reproduzir em sua casa. 

As sopas nunca mais serão as mesmas!

Para quem quer ficar com água na boca com uma das receitas do novo Livro Sopas, Saladas e Chás Detox , aqui deixo uma das minhas receitas de sopa preferidas do livro.
Claro que eu sou suspeita... mesmo não gostando de beterraba, atreva-se... o sabor é delicioso!

Com os o inverno a bater à porta, a chuva lá fora e os dias mais curtos, nada melhor do que mantermos o ritmo do detox mas desta vez mais quentinho e aconchegante!

Em consulta muitas são as vezes que me dizem estar fartos da mesma receita de sopa que preparam em casa, e por isso neste livro encontram imensas alternativas saudáveis para fugirem à tradicional receita da "mãezinha".

Esta sopa pode fazer parte de um plano detox ou poderá utilizá-la simplesmente como ferramenta detox para as suas rotinas habituais, partilhando com o resto da familia e fazendo um brilharete ao receber convidados... quem disse que as sopas saudáveis tinham de ser verdes? Se os sumos podem ser verdes, então as sopas podem ser rosa! :)

Bom apetite!


SOPA DE BETERRABA

INGREDIENTES
1 beterraba pequena
1 curgete
2 cenouras
1 de alho francês (parte branca)
1 rodela de gengibre fresco
500ml de água
1-2 C. sopa de azeite virgem extra
1 mão cheia de salsa fresca
1 c. sopa de sementes de linhaça
Sal e pimenta q.b.

MODO DE PREPARAÇÃO
Numa panela coloque a água, o caldo, os legumes grosseiramente cortados e deixe cozinhar durante cerca de 20-30 minutos.
Junte a salsa, adicione o azeite, retifique os temperos e triture tudo com a varinha magica.

 Sirva quente com ervas aromáticas frescas e sementes de linhaça a gosto.

Fonte:http://santamelancia.blogspot.com.br/2015/11/as-sopas-nunca-mais-serao-as-mesmas.html

Se chove lá fora... Infusões Detox!

Porque o tempo não está animador... e porque nesta altura o consumo de líquidos frescos não é o que mais apetece, deixo-vos para estes dias cinzentos, uma infusão que prescrevo sempre nas minhas consultas e que pode encontrar no meu último livro "Sopas, Saladas e Chás Detox"


Para além de simplesmente delicioso, ajuda a drenar, a eliminar os líquidos acumulados e a controlar o apetite por doces!

Prepare de manhã ou de véspera e consuma pelo menos 1 litro ao longo do dia. Pode bebê-lo quente, morno ou fresco...

INFUSÃO DE CAVALINHA COM CANELA

Ingredientes:
1 litro de água
3 c. sopa de cavalinha
1-2 paus de canela

Modo de Preparação:
Coloque num recipiente a cavalinha e os paus de canela e reserve (pode utilizar saquetas de cavalinha ou recipientes para infusões).
Ferva a água.
Depois de fervida verta a água sobre os ingredientes e deixe repousar durante cerca de 10-15 minutos.
Retire os ingredientes com a ajuda de um coador.
Beba ainda quente, sem adição de açúcar, ou deixe arrefecer e beba ao longo do dia.





Comentários