RECEITAS DE FELICIDADE : ALIMENTOS QUE GERAM BEM ESTAR E ENDORFINA

Penne com cottage, rúcula e amêndoas: o queijo contém triptofano, as folhas verdes garantem o ácido fólico e as oleaginosas são ricas em antioxidantes. Tecido Spazio Donatelli, bowl Stella Ferraz (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)

10/08/2016 - 07H28 - Texto Daniel Navas | Fotos Elisa Correa | Realização Cláudia Pixu | Produção Camile Comandini

Receitas de felicidade

Aposte em ingredientes que aumentam a sensação de bem-estar para um cardápio cheio de sabor e bom humor

Você dá uma garfada e lá vem aquela sensação boa – pode ser por causa de um sabor que remete a memórias felizes ou simplesmente porque a comida está gostosa demais. Mas a explicação também pode estar na ciência da nutrição. “Certos alimentos estimulam a fabricação de endorfina e serotonina. A primeira proporciona sensação de bem-estar e euforia, além de ação analgésica. Já a segunda regula o sono, o humor e até a saciedade”, explica Alessandra Luglio, nutricionista da clínica P4B, em São Paulo.
Como felicidade nunca é demais, resolvemos juntar vários desses alimentos num cardápio. Quem ficou com a missão foi a nutricionista e consultora Maria Cecilia Corsi, da delicatessen Freshie. Ela incluiu nas receitas ingredientes altamente nutritivos, como quinua e chia, e outros que dão um chega para lá no baixo-astral, como banana, pimenta e derivados de leite (veja uma relação desses e outros ingredientes na pág. 54). Falando em leite, não esquecemos dos intolerantes à lactose, e pedimos para a culinarista Tatu Damberg elaborar uma sobremesa especialmente para eles. O quesito gostosura não foi deixado de lado: “Senão ,mesmo com benefícios, o prato fica sem graça”, diz Maria Cecília. O resultado você vê a seguir: seis receitas para comer sem medo de ser feliz.
Nutritivos e saborosos: hambúrguer de quinua com champignon e farofa de castanha-do-Brasil, Louças Stella Ferraz, jarras Ella Arts (azul) e D. Filipa (de vidro), copo com vime Divino Espaço, tecidos Spazio Donatelli (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)
Pargo (peixe rico em ômega-3) com banana-da-terra grelhada e cúrcuma. Louças Stella Ferraz, jarras Ella Arts (azul) e D. Filipa (de vidro), copo com vime Divino Espaço, tecidos Spazio Donatelli (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)
Surpreendente, o sagu de quinua e chia criado por Maria Cecilia Corsi, da Freshie, tem frutas vermelhas (ricas em antioxidantes) e nozes. Tecido Spazio Donatelli, colheres Tok & Stok (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)
Pão de mel com calda de pimenta dedo-de-moça, receita de Maria Cecilia Corsi, da Freshie: o cacau contribui para a sensação de bem-estar e a capsaicina da pimenta ajuda a aumentar os níveis de endorfina. Prato e bowl Ella Arts, tecido de renda D. Filipa (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)
Malabie feito com leite sem lactose, da culinarista Tatu Damberg: benefícios do triptofano sem problemas na digestão para os intolerantes. De origem libanesa, o doce leva mel e pistache na finalização (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)

Comentários