CINCO BENEFÍCIOS DO ARROZ PARA UMA DIETA EQUILIBRADA

Imagem relacionada

Cincos benefícios do arroz para uma dieta mais equilibrada

Tanto o branco quanto o integral são essenciais para manter a saúde do organismo

Image Party / Pixabay / CC0 Creative Commons
A maioria das pessoas está tão acostumada a consumir arroz no seu dia a dia e, talvez, não conheça todas as propriedades e benefícios do grão. Este alimento tão popular é um poderoso aliado da dieta equilibrada e na prevenção de doenças.  As vantagens deste carboidrato vão além de proporcionar energia.
Pesquisas comprovam que quem consome uma porção de arroz diariamente tem menos gordura no organismo e mais minerais como potássio, ferro e magnésio. Ao se adicionar arroz ao prato todos os dias, melhora-se a saúde por completo.
Apesar de o arroz branco ser o mais consumido e também contribuir para uma dieta equilibrada e benéfica para a saúde, optar pelo integral pode trazer maiores benefícios. A substituição de 50 gramas do arroz branco pela mesma quantidade de integral pode diminuir o risco de diabetes tipo 2.
E para quem está de olho nos ponteiros da balança, aí vai uma informação bastante animadora: o valor calórico do arroz varia de 100 a 130 calorias a cada 100 gramas (cozido). Cada vez mais o poder deste alimento é descoberto e divulgado, por isso enumeramos cinco benefícios que o consumo do grão pode proporcionar ao organismo:
1 - Como fonte de energia
Ao ser metabolizado pelo corpo, o carboidrato se transforma em energia funcional. Os hidratos de carbono presentes no arroz agem como combustível para o corpo e auxiliam no funcionamento do cérebro. Já as vitaminas e minerais aumentam o funcionamento e atividade metabólica do sistema de todos os órgãos.
2 – Reduz a pressão arterial
Sabe-se que o excesso de sódio causa a contração das veias e artérias e aumenta o estresse e tensão sobre o sistema cardiovascular. O Arroz é um alimento pobre em sódio e é indicado como uma rica fonte de nutrientes para quem sofre de alta pressão arterial e hipertensão.
3 - Previne câncer
O arroz integral é rico em fibras insolúveis, benéfica na defesa contra alguns tipos de câncer, como o intestinal.  Estas fibras são vitais para proteger o organismo contra o desenvolvimento e metástase de células cancerosas. Como antioxidante natural, por conter vitamina C, vitamina A e flavonoides, estimula a limpeza do corpo e os radicais livres.
4 - Benéfico para a pele
As propriedades antioxidantes do arroz auxiliam no combate ao envelhecimento, retardando o aparecimento de rugas. O arroz integral e o arroz selvagem apresentam uma combinação de compostos que têm propriedades anti-inflamatórias e aliviam irritação e vermelhidão da pele. Seus efeitos benéficos podem ser sentidos mesmo se consumido ou aplicado topicamente.
5 – Previne a doença de Alzheimer
O arroz castanho contêm altos níveis de nutrientes que estimulam o crescimento e a atividade de neurotransmissores. Deste modo, o consumo deste tipo de arroz ajuda a prevenir a doença de Alzheimer, ao inibirem os efeitos de toxinas e radicais livres.

Fonte:http://www.namu.com.br/materias/cincos-beneficios-do-arroz-para-uma-dieta-mais-equilibrada?

Comentários