BATATA TRANSGÊNICA TEM NÍVEIS MAIORES DE PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS

Resultado de imagem para Batata

Batata transgênica tem níveis maiores de proteínas e aminoácidos


Pesquisadores indianos desenvolveram uma batata geneticamente modificada com até 60% mais proteína e níveis aumentados de aminoácidos. Os cientistas acreditam que o produto encontre boa aceitação porque a batata foi feita a partir um gene de semente de amaranto, uma planta comestível.
O amaranto é uma planta alta e larga que produz sementes minúsculas. Foi um dos principais alimentos dos astecas e de culturas americanas anteriores, e começou a ser cultivado como colheita de grãos nos Estados Unidos no final de 1970.
Um dos genes do amaranto, albumina 1, é considerado importante porque confere à planta e às suas sementes altos níveis de proteína e altas concentrações de vários aminoácidos essenciais.
Os pesquisadores inseriram o gene de amaranto em sete tipos de batatas e esperaram as plantas transgênicas crescerem mais de dois anos. Eles descobriram que as batatas transgênicas contêm entre 35 e 60% mais proteína do que as não modificadas, e contêm níveis elevados de aminoácidos, nomeadamente tirosina, lisina e enxofre, que são normalmente limitados nas batatas.
Segundo os pesquisadores, a batata constitui uma parte importante da dieta de muitas pessoas nos países desenvolvidos, assim como nos países em desenvolvimento – mais de um bilhão de pessoas no mundo consomem batatas diariamente. Por isso, é evidente que a planta transgênica pode agregar valor aos produtos à base de batata com mais benefícios para a saúde humana.
As batatas transgênicas já serviram de alimento a ratos e coelhos, e os cientistas não observaram nenhuma consequência adversa. [Reuters]

Fonte:https://hypescience.com/batata-transgenica-tem-niveis-maiores-de-proteinas-e-aminoacidos/

Comentários